Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal

sexta-feira

Esquizofrenia


John Forbes Nash Jr. (Bluefield - Virgínia Ocidental, 13 de Junho de 1928) é um matemático norte.americano que trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Senior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.
Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante (2001), do Realizador Ron Howard, nomeado por oito Oscars, baseado no livro biográfico homónimo, que apresentou o seu génio para a matemática e a sua luta contra a esquizofenia.

A esquizofrenia é uma doença cerebral crónica, grave e debilitante. Aproximadamente 1% da população desenvolve esta doença - ou seja, em cada 10 milhões de habitantes (a população de Portugal) cerca de 100 mil desenvolvem a doença.
Embora esta doença afecte homens e mulheres com igual frequência, ela aparece mais cedo nos homens (geralmente no fim da adolescência ou no início da idade adulta) do que nas mulheres, que são afectadas geralmente entre os 20 e os 30 anos de idade.
Os doentes esquizofrénicos sofrem, frequentemente, de sintomas bizarros e assustadores - ouvem vozes não ouvidas pelos outros, acham que as outras pessoas lhes lêem a mente, que controlam os seus pensamentos ou que os querem prejudicar. Estes sintomas podem deixá-los assustados e retraídos. Os seus discursos e comportamentos podem ser de tal maneira confusos que se tornam incompreensíveis e ameaçadores para os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário