Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal

domingo

Pedagogia do Afecto


Pedagogia do Afecto, é um termo criado pelo autor Carlos França, o qual designa as relações interpessoais de afectividade em sala de aula. Resumidamente, é a introdução no processo educativo de teorias e técnicas que façam prevalecer a amizade, a ternura, o toque afectivo, o respeito mútuo, etc.
A importância da educação emocional é fundamental, para que não se criem no futuro indivíduos altamente intelectualizados (cognitivos) e com baixo equilíbrio psicológico. Esta teoria é oriunda do conceito passado pelo livro muito famoso ‘Terapia do Abraço’ de Kathleen Keating, no qual a autora enfatiza a importância do contacto físico entre adultos e, principalmente, na formação psicológica da criança.
Estudos científicos já comprovaram que a criança que é criada com pouco afecto, pouco carinho, pouco contacto físico, desenvolve-se mais lentamente. Na obra de Kathleen, ela afirma que o abraço é uma forma especial de tocar, porque abraçar faz a gente sentir-se seguro, querido, melhora a auto-estima, acaba com a solidão e muito mais. Numa criança o abraço faz milagres, faz com que ela se sinta amada, querida, segura, confortável e com a auto-estima elevada.

Sem comentários:

Enviar um comentário