PADRÃO de DESENVOLVIMENTO
Do nascimento aos 3 MESES
SINAIS de ALERTA
Se no final dos 3 MESES
Do nascimento aos 3 MESES
- Distingue e reconhece o prestador de cuidados principal, iniciando-se o desenvolvimento de uma relação privilegiada
- Olha para a face dos pais
- Segue objectos com os olhos
- Reage aos sons
- Quando de barriga para baixo, tenta levantar o tórax com a cabeça
- Brinca com as próprias mãos
Dos 3 aos 6 MESES
- Sorriso social
- Responde à voz dos prestadores de cuidados
- Tenta alcançar brinquedos suspensos
- Explora brinquedos (especialmente com a boca)
- Segura a cabeça quando levantado pelo adulto
- Movimenta-se com mais facilidade - rola sobre si próprio.
- Balbucia
Dos 6 aos 9 MESES
- Compreensão da relação causa-efeito
- Passa os objectos de uma mão para a outra
- Noção de permanência do objecto
- Apanha pequenos objectos utilizando a sua mão
- Senta-se sem apoio
- Gosta de brincar ao “esconde esconde”
- Tenta colocar-se de pé, agarrando-se aos móveis
- Reage a situações/pessoas desconhecidas
- Começa a entender o significado do “não”
Dos 9 aos 12 MESES
- Segue brincadeiras tais como “a galinha põe o ovo”
- Aponta e Segue com o olhar quando apontam
- Bate com pequenos brinquedos um no outro
- É capaz de dizer papá e mamã com significado
- É capaz de se sentar sozinho
- Anda com apoio
- Engatinha
- Necessidade crescente de exploração do ambiente à medida que se torna mais independente
- Preferência por determinados objectos/brinquedos
Dos 12 aos 18 MESES
- Padrão de vinculação estabelecido com o principal prestador de cuidados
- Gosta de arrumar e desarrumar os brinquedos
- “Não, não e não” - diz não a tudo o que lhe pedem/perguntam
- Bebe de um copo sem ajuda
- Apanha pequenos objectos através do polegar e do indicador (movimento de pinça)
- Usa 3 a 5 palavras
- Anda bem
- Baixa-se para apanhar um brinquedo estando de pé sozinho
Dos 18 aos 24 MESES
- Imita comportamentos
- Ajuda em tarefas domésticas simples
- É capaz de despir algumas peças de roupa
- Rabisca vigorosamente
- Empilha dois a 4 blocos/cubos
- Junta duas palavras numa frase (“já está!”)
- Aponta para um parte do corpo (olhos, nariz)
- Reconhece-se num espelho ou fotografia
- Sobe escadas com ajuda
Dos 2 aos 3 ANOS
- Palavra favorita: “não”. Birras tornam-se muito frequentes
- Desenvolvimento do pensamento simbólico e aparecimento do jogo do “faz de conta”
- Lava e seca as mãos
- Começar a pensar em tirar a fralda
- Usa os plurais
- Segue instruções simples
- Salta no mesmo sitio
- Pedala num triciclo
- Equilibra-se num só pé por um segundo
- Usa frases com 4 palavras
- Faz mais perguntas, sabe mais respostas
- É capaz de contra uma história
- Salta ao pé-coxinho
- Calça-se com ajuda
- Despe-se sem ajuda
- Preferência pelos pares
- Diferencia os meninos das meninas
- Pensamento egocêntrico
Dos 4 aos 5 ANOS
- Canta canções simples
- Conta até 5
- Presta atenção e explora os livros
- Veste-se e despe-se sem ajuda
- Compreende quase tudo o que lhe é dito
- Desenha um quadrado
- Lava a cara e as mãos
- É capaz de desenvolver jogos com regras simples
- Começa a compreender a diferença entre realidade e fantasia/ilusão
- Diferencia a direita da esquerda
- Conhece as moedas em circulação
- É capaz de classificar e seriar objectos
- Desenvolve e aplica correctamente conceitos espaço-temporais
- Conta até 10
- Assegura os principais cuidados de higiene sem ajuda
- Escreve o seu nome
- Maior sensibilidade social
SINAIS de ALERTA
Se no final dos 3 MESES
- Não responde aos sons
- Não presta atenção a caras
- Não puxa as suas pernas para perto da sua cara
- Não agarra ou segura objectos
- Resiste a ser alimentado
Se no final dos 6 MESES
- Bebés extremamente inábeis comparados outras crianças da mesma idade
- Sem qualquer controlo motor aos 7 meses
- Tem dificuldade em levar os objectos à boca
- Não balbucia
- Não consegue sentar-se sozinha
- Não se mantém em pé mesmo com apoio
- Não diz palavras simples
- Não usa gestos simbólicos (dizer adeus)
- Não aponta para os objectos
- Não consegue andar aos 18 meses.
- Não diz pelo menos 15 palavras
- Não imita acções ou palavras
- Não compreende a função dos objectos da casa (telefone, escova, …)
- Não fez birras
- Dificuldade em manipular pequenos objectos
- Não entende instruções simples
- Contacto visual muito pobre
- Dificuldade excessiva em se afastar da mãe
- As crianças não conseguem saltar ou pular de um objecto pequeno
- Dificuldade em desenhar garatujas
- Ignorar outras crianças
- Não utiliza correctamente o “meu” ou “teu”
- Não sabe dizer o seu primeiro e último nome
- Raramente usa fantasia ou imitação nas brincadeiras
- Revela muito pouco interesse em brincar com outras crianças
- Muito pouco autónoma
- Não expressa as suas emoções
Comentários
Enviar um comentário