Desenvolvimento e sinais de alerta dos 0 aos 6 anos

PADRÃO de DESENVOLVIMENTO

Do nascimento aos 3 MESES
  • Distingue e reconhece o prestador de cuidados principal, iniciando-se o desenvolvimento de uma relação privilegiada
  • Olha para a face dos pais
  • Segue objectos com os olhos
  • Reage aos sons
  • Quando de barriga para baixo, tenta levantar o tórax com a cabeça
  • Brinca com as próprias mãos

Dos 3 aos 6 MESES
  • Sorriso social
  • Responde à voz dos prestadores de cuidados
  • Tenta alcançar brinquedos suspensos
  • Explora brinquedos (especialmente com a boca)
  • Segura a cabeça quando levantado pelo adulto
  • Movimenta-se com mais facilidade - rola sobre si próprio.
  • Balbucia

Dos 6 aos 9 MESES
  • Compreensão da relação causa-efeito
  • Passa os objectos de uma mão para a outra
  • Noção de permanência do objecto
  • Apanha pequenos objectos utilizando a sua mão
  • Senta-se sem apoio
  • Gosta de brincar ao “esconde esconde”
  • Tenta colocar-se de pé, agarrando-se aos móveis
  • Reage a situações/pessoas desconhecidas
  • Começa a entender o significado do “não”

Dos 9 aos 12 MESES
  • Segue brincadeiras tais como “a galinha põe o ovo”
  • Aponta e Segue com o olhar quando apontam
  • Bate com pequenos brinquedos um no outro
  • É capaz de dizer papá e mamã com significado
  • É capaz de se sentar sozinho
  • Anda com apoio
  • Engatinha
  • Necessidade crescente de exploração do ambiente à medida que se torna mais independente
  • Preferência por determinados objectos/brinquedos

Dos 12 aos 18 MESES
  • Padrão de vinculação estabelecido com o principal prestador de cuidados
  • Gosta de arrumar e desarrumar os brinquedos
  • “Não, não e não” - diz não a tudo o que lhe pedem/perguntam
  • Bebe de um copo sem ajuda
  • Apanha pequenos objectos através do polegar e do indicador (movimento de pinça)
  • Usa 3 a 5 palavras
  • Anda bem
  • Baixa-se para apanhar um brinquedo estando de pé sozinho

Dos 18 aos 24 MESES
  • Imita comportamentos
  • Ajuda em tarefas domésticas simples
  • É capaz de despir algumas peças de roupa
  • Rabisca vigorosamente
  • Empilha dois a 4 blocos/cubos
  • Junta duas palavras numa frase (“já está!”)
  • Aponta para um parte do corpo (olhos, nariz)
  • Reconhece-se num espelho ou fotografia
  • Sobe escadas com ajuda

Dos 2 aos 3 ANOS
  • Palavra favorita: “não”. Birras tornam-se muito frequentes
  • Desenvolvimento do pensamento simbólico e aparecimento do jogo do “faz de conta”
  • Lava e seca as mãos
  • Começar a pensar em tirar a fralda
  • Usa os plurais
  • Segue instruções simples
  • Salta no mesmo sitio
  • Pedala num triciclo
  • Equilibra-se num só pé por um segundo
Dos 3 aos 4 ANOS
  • Usa frases com 4 palavras
  • Faz mais perguntas, sabe mais respostas
  • É capaz de contra uma história
  • Salta ao pé-coxinho
  • Calça-se com ajuda
  • Despe-se sem ajuda
  • Preferência pelos pares
  • Diferencia os meninos das meninas
  • Pensamento egocêntrico

Dos 4 aos 5 ANOS
  • Canta canções simples
  • Conta até 5
  • Presta atenção e explora os livros
  • Veste-se e despe-se sem ajuda
  • Compreende quase tudo o que lhe é dito
  • Desenha um quadrado
  • Lava a cara e as mãos
  • É capaz de desenvolver jogos com regras simples
  • Começa a compreender a diferença entre realidade e fantasia/ilusão
Dos 5 aos 6 ANOS
  • Diferencia a direita da esquerda
  • Conhece as moedas em circulação
  • É capaz de classificar e seriar objectos
  • Desenvolve e aplica correctamente conceitos espaço-temporais
  • Conta até 10
  • Assegura os principais cuidados de higiene sem ajuda
  • Escreve o seu nome
  • Maior sensibilidade social

SINAIS de ALERTA
Se no final dos 3 MESES
  • Não responde aos sons
  • Não presta atenção a caras
  • Não puxa as suas pernas para perto da sua cara
  • Não agarra ou segura objectos
  • Resiste a ser alimentado

Se no final dos 6 MESES
  • Bebés extremamente inábeis comparados outras crianças da mesma idade
  • Sem qualquer controlo motor aos 7 meses
  • Tem dificuldade em levar os objectos à boca
  • Não balbucia
Se no final dos 12 MESES
  • Não consegue sentar-se sozinha
  • Não se mantém em pé mesmo com apoio
  • Não diz palavras simples
  • Não usa gestos simbólicos (dizer adeus)
  • Não aponta para os objectos
Se no final dos 2 ANOS
  • Não consegue andar aos 18 meses.
  • Não diz pelo menos 15 palavras
  • Não imita acções ou palavras
  • Não compreende a função dos objectos da casa (telefone, escova, …)
Se no final dos 3 ANOS
  • Não fez birras
  • Dificuldade em manipular pequenos objectos
  • Não entende instruções simples
  • Contacto visual muito pobre
  • Dificuldade excessiva em se afastar da mãe
 Se no final dos 4 ANOS
  • As crianças não conseguem saltar ou pular de um objecto pequeno
  • Dificuldade em desenhar garatujas
  • Ignorar outras crianças
  • Não utiliza correctamente o “meu” ou “teu”
 Se no final dos 5 ANOS
  • Não sabe dizer o seu primeiro e último nome
  • Raramente usa fantasia ou imitação nas brincadeiras
  • Revela muito pouco interesse em brincar com outras crianças
  • Muito pouco autónoma
  • Não expressa as suas emoções

Comentários