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Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).
Existem 2 aspectos principais nesta teoria:
- O processo de conhecer e
- Os estádios/etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as acções.
Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica, para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação.
Estes 2 processos são utilizados ao longo da vida, à medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa. À medida que os esquemas se vão tornando mais complexos (i.e., responsáveis por comportamentos mais complexos) eles são estruturas “terminais” e à medida que as estruturas de uma pessoa se vão tornando mais complexas, elas são organizadas também de forma mais hierarquizada. (i.e., do geral para o específico).
A perspectiva de Piaget é frequentemente comparada com a de Lev Vygotsky (1896-1934), que olhou mais para a interacção social como fonte primária da cognição e do comportamento.
O que é o conhecimento para Piaget?Conhecimento Físico
- Conhecer os atributos dos objectos.
- Concreto e observável.
- Construção mental de relações.
- Conhecimento adquirido através das interacções (e.g., linguagem, palavras matemáticas, convenções morais).
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo consiste em adaptações às novas observações e experiência. A adaptação toma 2 formas:
- Assimilação
- Acomodação
Organização e adaptação
- Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.
- Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.
- Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.
- Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.
- Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.
- Estádio sensório-motor ( do nascimento aos 2/3 anos) - a criança desenvolve um conjunto de "esquemas de acção" sobre o objecto, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa, desenvolve o conceito de permanência do objecto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações, construindo representações mentais cada vez mais complexas.
- Estádio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7 anos) - a criança inicia a construção da relação causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.
- Estádio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos) - a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. O seu pensamento, apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstracções.
- Estádio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos) - fase em que o adolescente constrói o pensamento abstracto, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.
- Capta as grandes tendências do pensamento da criança.
- Encara as crianças como sujeitos activos da sua aprendizagem.
- 3 Princípios da teoria de Piaget
Aprendizagem por descoberta
Prontidão para a aprendizagem
Diferenças individuais
- Piaget acreditava que as crianças só aprendiam através da sua acção sobre o ambiente.
- Abordagem construtivista.
- Facilitar em vez de direccionar a aprendizagem.
- Considerar os conhecimentos da criança e o seu nível de pensamento.
- Avaliação contínua.
- Promoção da saúde intelectual dos estudantes.
- Tornar a sala de aula num espaço de exploração e descoberta
(De psicóloga educacional Ana Almada)
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