
O ciclo do sistema família pode resumir-se, grosso modo, a:
- Nascimento dos filhos;
- Entrada para a escola;
- Adolescência;
- Saída dos filhos de casa.
Reacções
A reacção dos pais face ao nascimento de uma criança diferente é variável, de acordo com diferentes factores, mas passa por sentimentos como:
- Negação - “isto não pode estar a acontecer-me!” (procura de outros diagnósticos).
- Zanga - agressões à criança, profissionais ou outros familiares.
- Medo - do futuro incerto.
- Culpabilização - pelo que pode ter causado a deficiência.
- Confusão - falta de conhecimento claro da situação / incapacidade para tomar decisões.
- Impotência - para mudar os acontecimentos.
- Desapontamento - a imperfeição ameaça sua auto-estima.
- Rejeição - à criança.
Nascimento dos filhos
- Aquando do diagnóstico
- Como informar familiares e amigos do que se passa
- Nos eventuais atrasos na aquisição da marcha e/ou da fala
- Localizar serviços de apoio
Entrada na escola
- Evidência de crianças mais novas superiores a vários níveis
- Enfrentar problemas de saúde e de comportamento
- Adaptar-se a programas de desenvolvimento a realizar pelos pais
- Adequar-se a sucessivas deslocações à escola e encontros com os técnicos
- Reconhecer alterações do plano escolar
- Proceder a encaminhamento para instituições especializadas, quando a situação o exija
Adolescência
- Aceitação do crescimento
- Enfrentar a sexualidade do deficiente
- Lidar com o potencial isolamento ou rejeição do filho pelos pares
- Aperceber-se da longa dependência do filho
- Preocupar-se de quem cuidará do filho deficiente
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