Catarata na Infância

Há dias fui com o meu pai (de 77 anos) a uma consulta de oftalmologia e o diagnóstico foi frontal - Catarata (um embaciar progressivo da visão e sensibilidade à luz e encandeamento) no olho direito. O tratamento aconselhado - intervenção cirúrgica para remoção da "nuvem".
A catarata é um problema de visão que atinge grande parte das pessoas que viver tempo suficiente. O diagnóstico é efectuado quando o oftalmologista examina o olho com um instrumento de observação.
O uso de óculos de sol pode prevenir o aparecimento de cataratas.
A catarata é uma opacificação do cristalino, lente natural transparente que possuímos dentro do olho com a função de focalizar os objectos. Apesar de frequentemente acometer idosos, segundo relatórios da OMS, a catarata é uma das principais causas de cegueira infantil, tratável e passível de prevenção.
A catarata leva a uma baixa visual do olho acometido, que geralmente só pode ser melhorada com realização de cirurgia. Quando acomete crianças assume maior gravidade pois, se não tratada rapidamente, a baixa visual pode tornar-se irreversível pelo desenvolvimento de ambliopia, que é uma falha no desenvolvimento da capacidade de visão (ver material informativo próprio sobre ambliopia).
Está dividida em dois grupos:
  • Catarata congénita (infantil), presente no nascimento ou que aparece imediatamente após;
  • E catarata adquirida, que ocorre mais tarde, e está normalmente relacionada a alguma causa específica como traumas ou doenças sistémicas.
Ambos os tipos podem ser unilaterais ou bilaterais, parciais ou completas (totais). Muitas cataratas congénitas são de causa desconhecida; algumas são geneticamente herdadas (principalmente autossómicas dominantes); outras são secundárias às doenças infecciosas intra-uterinas (rubéola, toxoplasmose, citomegalovírus e sífilis) ou metabólicas; ou ainda associadas a variadas síndromes.
Uma pesquisa da causa é adequada, embora, em muitos casos, nenhuma possa ser identificada. As cataratas adquiridas surgem muito comummente do trauma, contuso ou penetrante. Outras causas incluem a uveíte (inflamação intra-ocular), infecções oculares adquiridas, diabetes e drogas (principalmente corticosteróides tópicos ou sistémicos).
O principal sinal decorrente da catarata congénita é a leucocoria (reflexo pupilar branco). Outros sinais são: estrabismo, nistagmo (situação em que o olho apresenta movimentos não coordenados em diversas direcções) e microftalmia (olho de tamanho menor que o normal).
O tratamento deve ser o mais precoce possível e depende do tipo da catarata, sua localização, intensidade, grau de comprometimento visual, idade da criança e presença de outras alterações oculares associadas.
Algumas vezes o tratamento clínico (midriáticos, óculos, oclusão) pode ser indicado em cataratas parciais, mas o tratamento é basicamente cirúrgico. A retirada da catarata pode ser realizada por várias técnicas (facectomia extracapsular, lensectomia via pars plana, facoemulsificação), com implante ou não de lente intra-ocular. A técnica utilizada depende das características da catarata e de diversos factores, como a idade do paciente, presença da catarata em um ou ambos os olhos, mal formações associadas, e até pela preferência do cirurgião.
O acompanhamento pós-operatório é fundamental para o desenvolvimento visual, pois podem surgir diversas complicações que devem ser tratadas prontamente, inclusive, com novas intervenções cirúrgicas. As principais complicações são inflamações intra-oculares, glaucoma e opacidades secundárias no eixo visual.
Uso de óculos, lentes de contacto e oclusores, além da correcta estimulação, são também fundamentais para o desenvolvimento visual da criança. Sem estas medidas e total comprometimento dos pais, mesmo uma cirurgia tecnicamente perfeita, pode levar a uma criança com visão muito baixa no olho operado.

IMPORTANTE:
  • A principal forma de se diagnosticar a catarata infantil em tempo útil para um tratamento adequado é o teste do reflexo vermelho (“TESTE DO OLHINHO”) nas primeiras 24 horas de vida, ou seja, antes da alta da maternidade (deverá ser repetido nas consultas de rotina do bebé no primeiro ano de vida).
  • O exame deve ser realizado pelo pediatra/ neonatologista, em sala escura, utilizando-se um oftalmoscópio directo a uma distância de 20 cm, a um metro do olho da criança. Um reflexo vermelho semelhante ao observado em fotografias com flash é observado em olhos sem alteração de transparência (cristalino ou outras estruturas intra-oculares. A ausência do reflexo indica opacidade e o paciente deve ser encaminhado com urgência para investigação detalhada com oftalmologista.
  • Os melhores resultados de cirurgias para cataratas congénitas são observados quando são realizadas nas primeiras 12 semanas de vida.
  • Crianças em uso de corticosteróides, principalmente por tempo prolongado, devem ser avaliadas por oftalmologistas para investigação de cataratas e glaucomas que podem se desenvolver.
  • Prevenção das doenças infecciosas congénitas, principalmente rubéola e toxoplasmose, podem diminuir significativamente o número de crianças acometidas pela catarata infantil.

Comentários