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Jean Piaget (1896-1980) - Cognitivismo

Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. XX, na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstracto.
Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).
Existem 2 aspectos principais nesta teoria:
  1. O processo de conhecer e
  2. Os estádios/etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
A formação de Piaget como biólogo influenciou ambos os aspectos desta teoria. Como biólogo, Piaget estava interessado em como é que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligência).
O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as acções.
Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica, para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptação: assimilação e acomodação.
Estes 2 processos são utilizados ao longo da vida, à medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa. À medida que os esquemas se vão tornando mais complexos (i.e., responsáveis por comportamentos mais complexos) eles são estruturas “terminais” e à medida que as estruturas de uma pessoa se vão tornando mais complexas, elas são organizadas também de forma mais hierarquizada. (i.e., do geral para o específico).
A perspectiva de Piaget é frequentemente comparada com a de Lev Vygotsky (1896-1934), que olhou mais para a interacção social como fonte primária da cognição e do comportamento.

O que é o conhecimento para Piaget?Conhecimento Físico
  • Conhecer os atributos dos objectos.
  • Concreto e observável.
Conhecimento Lógico-matemático
  • Construção mental de relações.
Conhecimento Social
  • Conhecimento adquirido através das interacções (e.g., linguagem, palavras matemáticas, convenções morais).
O que é o pensamento para Piaget?
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo consiste em adaptações às novas observações e experiência. A adaptação toma 2 formas:
  • Assimilação
  • Acomodação
Teoria de Piaget - Conceitos-chave sobre o Desenvolvimento Cognitivo
Organização e adaptação
  • Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais complexos.
  • Adaptação: capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.
Assimilação e acomodação
  • Assimilação: moldar novas informações para encaixar nos esquemas existentes.
  • Acomodação: mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir.
Processo desenvolvimental
  • Equilibração: tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio.
Estádios de Desenvolvimento
  • Estádio sensório-motor ( do nascimento aos 2/3 anos) - a criança desenvolve um conjunto de "esquemas de acção" sobre o objecto, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa, desenvolve o conceito de permanência do objecto, constrói esquemas sensório-motores e é capaz de fazer imitações, construindo representações mentais cada vez mais complexas.
  • Estádio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7 anos) - a criança inicia a construção da relação causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.
  • Estádio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos) - a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. O seu pensamento, apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstracções.
  • Estádio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos) - fase em que o adolescente constrói o pensamento abstracto, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.
Porque é importante a Teoria de Piaget
  • Capta as grandes tendências do pensamento da criança.
  • Encara as crianças como sujeitos activos da sua aprendizagem.
Implicações na Educação
  • 3 Princípios da teoria de Piaget

  1. Aprendizagem por descoberta

  2. Prontidão para a aprendizagem

  3. Diferenças individuais
  • Piaget acreditava que as crianças só aprendiam através da sua acção sobre o ambiente.
  • Abordagem construtivista.
  • Facilitar em vez de direccionar a aprendizagem.
  • Considerar os conhecimentos da criança e o seu nível de pensamento.
  • Avaliação contínua.
  • Promoção da saúde intelectual dos estudantes.
  • Tornar a sala de aula num espaço de exploração e descoberta
(De psicóloga educacional Ana Almada)

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