A alimentação e o desenvolvimento da linguagem

O crescimento e desenvolvimento saudáveis de uma criança dependem de uma série de factores internos e externos a esta, que se interligam.
No que diz respeito à alimentação, pode-se começar por enfatizar a importância da alimentação natural (seio materno). Nesse período inicial, o bebé necessita de um contacto físico com a mãe que lhe proverá segurança, afecto e alimento.

Além disso, terá a oportunidade de conhecer e exercitar seu aparato bucal (lábios, língua, bochechas e palato). A alimentação natural promove a estimulação da região intra-oral propiciando uma sucção adequada. Tudo isso exige um trabalho muscular preparatório ao desenvolvimento da fala.
Este trabalho muscular é essencial pois os órgãos estimulados serão os mesmos utilizados no acto da fala e desta maneira, se exercitados de forma e por tempo adequados, estarão prontos para a nova função a que também são designados.

Levando-se em consideração os aspectos afectivo e funcional da alimentação no seio materno, pode-se ressaltar a importância do desmame progressivo, passando-se lentamente à alimentação alternativa.
Estas modificações gradativas na alimentação visam exclusivamente um exercício dos órgãos da fala e uma preparação para a aceitação do alimento sólido (com 1 ano) e posteriormente (aos 18 meses) a de uma dieta semelhante à do adulto. De contrário, podem advir problemas articulatórios por má utilização dos órgãos da fala durante a alimentação.
São eles decorrentes de dificuldades ao mastigar, deglutir, língua com tónus diminuído, lábios entreabertos e respiração oral viciosa (sem problemas de adenóides, alergias, gripes).

Deve ser lembrado que a mastigação é a função mais importante do sistema estomatognático, pois é o primeiro estímulo ortopédico para que o processo de crescimento e desenvolvimento da face possa ter início.
Ela exercita os músculos faciais e deve ser alternada bilateralmente, com movimentos de rotação da mandíbula, levando-se em consideração as condições de cada indivíduo (tipo de oclusão ou maloclusão, conservação dos dentes, tipologia facial, condições respiratórias).
Por isso a importância do consumo de alimentos duros e secos para a qualidade da mastigação e força muscular oral.

O acto da fala está intimamente ligado à alimentação e às suas etapas, as quais podem determinar alterações articulatórias futuras, se atrasadas, aceleradas ou mal realizadas, sendo que as mesmas podem ser evitadas, respeitando-se o desenvolvimento natural das etapas da alimentação.

Autora: Juliana Ruivo Tavares

Comentários