
Watson pretendeu tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos. Para tal, a psicologia tinha de limitar-se ao estudo dos comportamentos observáveis (behavior em inglês), directa ou indirectamente. A psicologia podia então medir as respostas, utilizar o método experimental conseguindo um grau de objectividade superior ao método introspectivo.
Estes comportamentos constituem a resposta (R - reacções físicas) de um indivíduo a um determinado estímulo (E - objectos exteriores).
A base do Behaviorismo é de que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só seria possível prever os comportamentos, mas igualmente controlar a produção desses comportamentos. E --> R.
A hereditariedade é ignorada e apenas se valoriza a influência social e, ao estudar apenas o observável, fica limitada no estudo dos processos cognitivos.
A hereditariedade é ignorada e apenas se valoriza a influência social e, ao estudar apenas o observável, fica limitada no estudo dos processos cognitivos.
Aspectos fundamentais:
- O comportamento compõe-se inteiramente de secreções glandulares e movimentos musculares, sendo, portanto, redutível a processos físico-químicos;
- Existe sempre uma resposta a todo e qualquer estímulo; toda a resposta tem alguma espécie de estímulo;
- Os comportamentos mais complexos podem ser entendidos como cadeias (redes) de reflexos mais simples;
Para além de Watson outros autores se destacaram nesta corrente que dominou as primeiras décadas do século XX: Skinner, Tolman e Hull.
Comentários
Enviar um comentário