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CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa)

A fala é a forma de expressão mais utilizada pelas pessoas quando pretendem comunicar. No entanto, há muitas pessoas que não são capazes de comunicar através da fala. Pode tratar-se de pessoas totalmente incapazes de falar ou de casos em que a fala não é suficiente para preencher todas as funções comunicativas; podem ainda necessitar de um modo de comunicação não-oral como complemento ou substituto da fala. Entre os que têm essa capacidade encontram-se crianças, jovens e adultos com deficiência motora, deficiência mental, autismo, atraso no desenvolvimento da linguagem e outras perturbações de linguagem (adquiridas ou de desenvolvimento).

A CAA é definida pela ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) como “uma área de prática clínica que pretende compensar (temporária ou permanentemente) os défices e dificuldades de indivíduos com perturbações severas da comunicação”.
A CAA implica o uso de formas não faladas como complemento (comunicação aumentativa) ou substituto da linguagem falada (comunicação alternativa).

Os elementos que fazem parte dos sistemas alternativos de comunicação são signos gestuais, gráficos e tangíveis. O termo “sistema de signos” pode ser usado para descrever conjuntos destes signos:
- Os signos gestuais incluem a língua gestual dos surdos e outros signos realizados com as mãos.
- Os signos gráficos incluem todos os signos produzidos graficamente (Bliss, SPC, PIC, Rebus, etc.).
- Os signos tangíveis são geralmente feitos em madeira ou plástico, podendo apresentar formas e texturas diferentes. Alguns destes signos são realizados para cegos ou indivíduos com deficiência visual e podem ser designados como “signos tácteis”.

Destinatários
A CAA é destinada a indivíduos que não possuem fala e/ou escrita funcional:
• Paralisia cerebral.
• Deficiência intelectual.
• Autismo.
• AVC / TCE / TRM.
• Problemas Respiratórios.
• Pessoas de todas as idades que necessitam de complemento para as suas habilidades de comunicação.

Requisitos para a utilização da CAA• Conhecimento do Indivíduo – Avaliação.
• Conhecimento do meio e das principais necessidades de comunicação do usuário.
• Conhecimento dos Sistemas de CAA.
Como iniciar• Em situações reais de comunicação.
• Com objetos concretos – Fotos – Símbolos – Palavras - Letras.
• Aumentando aos poucos a quantidade de símbolos na prancha.
• Localizar consistentemente o símbolo na prancha.
• Escolhendo o símbolo com o usuário ou de acordo com suas características pessoais e posteriormente padronizar o uso deste.
• Determinando o tamanho do símbolo de acordo com habilidades visuais, motoras e extensão do vocabulário pretendido.
• Imersão em símbolos.
• Orientando os parceiros de comunicação.
• Organizando pranchas temáticas.

Tipos de Sistemas para Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA)
Que não necessitam auxílio externo:
- Gestos
- Apontar
- Piscar de olhos
- Sorrir
- Vocalizar
Que necessitam auxílio externo:- Objecto real
- Miniatura
- Retrato
- Símbolo Gráfico
- Letras e Palavras

PCS (Picture Communication Symbol) — Símbolos de Comunicação Pictórica
Idealizado por Roxanna Mayer-Johnson em 1980
Os PCS são mais de 8.000 símbolos que representam grande parte do vocabulário. São de fácil reconhecimento e por isso muito utilizado para crianças ou indivíduos que apresentam dificuldades em compreender representações abstractas. Estão disponíveis em livro ou software.
Sistema Bliss
Este sistema de símbolos gráficos está organizado por categorias e cores:
Social - Rosa
Pessoas - Amarelo
Verbos - Verde
Descritivo - Azul
Substantivos - Laranja
Miscelânea - Branco
A codificação por cores, além de tornar a prancha de comunicação mais atraente, colaborará para a rápida localização do símbolo.

Estratégia de ensino para sucesso no uso da CAA• Ensine no ambiente natural do indivíduo.
• Planei as sessões de treino para serem ricas de interacções naturais.
• Combine o uso de pranchas com outros modos de expressão.
• Utilize símbolos altamente motivacionais para iniciar a aprendizagem da CAA
• Oriente e motive os parceiros de comunicação.
• Encoraje a vocalização relaxada do usuário.
• Estruture as actividades para garantir um alto grau de sucesso.
• Desenvolva um plano de ensino CAA “sem tecnologia”, sem “coisas”: ex.: estratégias com parceiros, utilização de objectos do ambiente, gestos.

Recursos de Comunicação Alternativa
Baixa tecnologia:
• Pranchas de comunicação
• Mesa
• Prancha de olhar
• Avental
• Cartões
• Cadernos de comunicação
• Porta documentos/cartões
• Álbum de fotografias

Exemplos:


Alta tecnologia:
- Computadores
- Teclados especiais
- Ratos adaptados
- Softwares especiais
- Accionadores

Exemplos:
Vocalizadores – Gravação de voz

Pranchas Dinâmicas - Software SDP

Os SCAA contribuem para:
• Independência
• Produtividade
• Aprendizagem
• Auto-estima
• Integração
• Inclusão

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