Brincar com os livros para estimular a leitura

O livro é um jogo desde o nascimento do bebé. Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia... e chegar a transformar este encontro num verdadeiro turbilhão de sensações, vozes e ruídos. É que um livro é também uma grande ferramenta de jogo, e como tal deve estar presente na vida de uma criança desde o seu nascimento. Um gesto tão simples como ler um conto para uma criança pode eternizar uma afeição enriquecedora durante toda a sua vida.

5ideias para brincar com um livro
O JOGO DAS VOZES
Qualquer conto, por pequeno que seja, pode transformar-se num jogo de vozes e ruídos. As mudanças de tons encantam os pequenos: as vozes agudas, as graves, as que imitam as crianças, a de uma bruxa, os sons da água, do vento, dos animais... Assim aprendem a identificar os distintos personagens: os bons, os maus, os mais jovens ou os mais velhinhos. O certo é que qualquer elemento criativo captará a sua atenção!
Nota: para crianças de 0 a 8 anos.

DESENHAR A HISTÓRIA
Só são necessários lápis de cor, cartolinas e um narrador. O jogo consiste em que as crianças representem as distintas sequências do conto: o começo, meio e o fim. Podem fazer quantos desenhos quiserem. O importante é deixar sua criatividade livre. Além disso, observando os seus desenhos pode-se aprender centenas de coisas: o que mais as chama a atenção será o maior, e o que menos gostam omitirão ou será muito pequeno... ficarão encantados com as suas próprias ilustrações dos contos!
Nota: para crianças de 3 a 8 anos. A partir dos 6 anos também se pode propor que escrevam pequenos textos no rodapé dos desenhos. Assim, criarão os seus próprios contos.

FAZER TEATRO
É hora de tirar do baú um guarda-chuva, umas luvas, colares de fantasia, cintos ou um colete. Qualquer roupa antiga será o perfeito disfarce. Também ajudará um kit de maquilhagem infantil para caracterizar uns bigodes, uma cicatriz ou para "envelhecer" o semblante. Representarão o seu conto favorito!
Nota: Para crianças de 5 a 8 anos. A partir dos 7 anos também se pode propor que escrevam um pequeno roteiro para adaptar a história do livro.

O SUPER DETECTIVE
Se o que se quer é desenvolver a sua atenção, só tem de se sugerir que sejam um "super detective". O jogo consiste em encontrar pistas secretas: podem ser cores, palavras que comecem por A, ou B, palavras no plural, no masculino, no feminino, palavras que escrevam com H. Pode-se estabelecer um limite de tempo ou de palavras e no final pensar numa recompensa/ gratificação. É fantástico para a ortografia, vocabulário e linguagem!
Nota: para crianças de 7 a 12 anos. Cada detective tem que ter o seu próprio livro de detective e uma caneta para poder anotar todas as pistas. Se muitas crianças participam, cada uma pode utilizar uma caneta de cor diferente.

INVENTAR OUTRO FINAL
Com certeza deve haver algum livro com um final pouco divertido. Assim, a solução é combinar com todo o grupo um final perfeito. Cada um apresenta a sua ideia e entre toda o grupo decide-se que "pedaço da história" é o melhor. É uma forma de conversar sobre um livro: os personagens, o contexto, as diferentes situações, etc. O jogo pode complicar-se em função da idade dos participantes.
Nota: para crianças de 5 anos em diante. Este jogo não tem idade e com certeza existem centenas de finais para serem modificados.

Fonte: GuiaInfantil

Comentários