Características gerais
- A criança ainda não estabelece uma relação biunívoca entre a fala e as diferentes representações.
- Acredita que se escreve com desenhos.
- As suas questões podem situar-se tanto no campo semântico quanto nos aspectos físicos da escrita, como a forma e a função das letras e números.
- Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;
- Distinguir imagem de texto e letras de números;
- Compreender o vínculo entre discurso oral e texto.
- Estar imersa num ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos géneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de actos de leitura e escrita;
- Tomar contacto com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
- Ouvir, contar e escrever histórias;
- Memorizar globalmente as palavras significativas (o seu nome, o nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- Analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
- Introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
- Analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
- Uma criança, no nível pré-silábico usa para escrever qualquer letra, em qualquer ordem.
- A palavra escrita pode mudar de significado, dependendo da ocasião, porque está relacionada ao seu desejo.
- Para ser legível, a palavra tem de apresentar letras variadas.
- Não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas numa palavra.
Comentários
Enviar um comentário