Nível pré-silábico

Características gerais
  • A criança ainda não estabelece uma relação biunívoca entre a fala e as diferentes representações.
  • Acredita que se escreve com desenhos.
  • As suas questões podem situar-se tanto no campo semântico quanto nos aspectos físicos da escrita, como a forma e a função das letras e números.
Objectivos didácticos
  • Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;
  • Distinguir imagem de texto e letras de números;
  • Compreender o vínculo entre discurso oral e texto.
Vivências necessárias
  • Estar imersa num ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos géneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de actos de leitura e escrita;
  • Tomar contacto com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;
  • Ouvir, contar e escrever histórias;
  • Memorizar globalmente as palavras significativas (o seu nome, o nome dos colegas, professora, pais, etc.);
  • Analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;
  • Introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;
  • Analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.
Algumas condutas típicas
  • Uma criança, no nível pré-silábico usa para escrever qualquer letra, em qualquer ordem.
  • A palavra escrita pode mudar de significado, dependendo da ocasião, porque está relacionada ao seu desejo.
  • Para ser legível, a palavra tem de apresentar letras variadas.
  • Não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas numa palavra.

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