Problemas de desenvolvimento infantil

De uma forma geral, nos primeiros 6-10 meses a maior preocupação dos pais é saber como cresce o bebé (quanto pesa e quanto mede?). Depois dos 6 meses, o desenvolvimento motor começa a ter prioridade, com a máxima expectativa aos 10-12 meses com a marcha. Só mais tarde, por volta dos 18-24 meses é que os pais tomam mais atenção ao aspecto cognitivo, especialmente à linguagem. Crescimento e desenvolvimento são termos usados muitas vezes como sinónimos, mas, na realidade, eles têm significados diferentes: o crescimento é o aumento de tamanho das estruturas, enquanto o desenvolvimento é o aumento de complexidade do comportamento da criança.

Actualmente, os problemas do desenvolvimento e do comportamento são muito frequentes, havendo estudos que referem que uma em cada cinco crianças são atingidas por este tipo de problemas e cerca de metade dos casos surgem em crianças sem factores de risco.
As causas de atraso de desenvolvimento são várias, desde as pré-natais (por exemplo, consumo de álcool, doenças cromossómicas, síndromes genéticos), aos problemas relacionados com o período periparto (por exemplo, asfixia, infecções) ou que aparecem posteriormente (por exemplo, doenças metabólicas, endócrinas, malnutrição, acidentes, desequilíbrios afectivos). A gravidade das situações varia consideravelmente, sendo raros os quadros clínicos "puros", ou seja, há geralmente uma área que é mais afectada, associando-se uma série de outros problemas que resultam de lesões menores nas áreas cerebrais vizinhas (por exemplo, alterações motoras na paralisia cerebral, frequentemente associadas a atraso mental, défices visuais ou auditivos, etc.).

O desenvolvimento é um processo em constante evolução, que depende essencialmente do crescimento e diferenciação do SNC e no qual há uma interacção contínua da criança com o mundo que a rodeia. Apesar das grandes variações interindividuais, que tornam difícil a definição exacta dos padrões de normalidade, as aquisições processam-se sempre de uma forma uniforme e sequencial nas diversas áreas (por exemplo, primeiro segura a cabeça, depois senta-se), portanto, de uma forma previsível. Embora o esquema de desenvolvimento seja comum a todas as crianças, as diferenças de carácter, de potencialidades físicas e do meio ambiente explicam por que razão crianças da mesma idade, totalmente normais, podem desenvolver-se a ritmos diferentes; o bebé que, por exemplo, anda aos 11 meses não está mais perto da normalidade do que aquele que o faz aos 16 ou 18 meses. Geralmente, uma criança que inicialmente progrediu muito depressa, vai diminuir o ritmo das suas aquisições e "ser apanhada" por outra que parecia atrasada alguns meses. Assim, é preciso ter uma visão global da criança e das condições que a rodeiam para se poder avaliar correctamente cada situação.

Os parâmetros de avaliação do desenvolvimento de uma criança estão organizados em quatro áreas fundamentais:
1. a postura e a motricidade global
2. a visão e a motricidade fina
3. a audição e a linguagem
4. o comportamento e a adaptação social.
Todas as áreas são importantes para que a criança atinja uma autonomia total, mas nem todas têm o mesmo valor relativamente à capacidade futura do seu desempenho.
- A motricidade global depende principalmente da maturação do sistema nervoso central e pouco dos estímulos do meio ambiente e é a que tem menor correlação com a inteligência futura.
- Para o desenvolvimento da motricidade fina é necessária a integridade da visão, da coordenação óculo-manual e da integração destas a nível cognitivo, podendo um problema nesta área resultar de um défice em qualquer daqueles níveis.
- A linguagem é a área que mais se correlaciona com o nível cognitivo futuro e a sua avaliação não se deve iniciar com as primeiras palavras, considerando-se actualmente os comportamentos pré-linguísticos (a atenção, o sorriso social, o palreio) como os primeiros indicadores do desenvolvimento da linguagem e, mais tarde, do desenvolvimento intelectual.
- Finalmente, o comportamento e a adaptação social dependem muito de factores ambientais, nomeadamente do meio cultural em que a criança está inserida.

As alterações do desenvolvimento podem dar-se de várias formas, seja na aquisição de diferentes capacidades de um modo não sequencial, os chamados “desvios de desenvolvimento” (por exemplo, fala bem, mas não percebe ordens simples), seja nas diferenças significativas na velocidade de aquisição entre as várias áreas e dissociação entre as áreas (por exemplo, atraso só na área motora e paralisia cerebral?) ou, então, um atraso na velocidade de todo o desenvolvimento e atraso global do desenvolvimento.

SINAIS DE ALERTA
Do nascimento aos 3 meses o bebé passa a maior parte do tempo a dormir, aprende a levantar a cabeça e depois a mantê-la direita, aprende a fixar um rosto, a seguir com os olhos um objecto e a sorrir, descobre através da visão o mundo que a rodeia, reage ao barulho, reconhece a mãe (pela visão, mas sobretudo pelo cheiro, pela voz e, talvez, por outras percepções sensoriais difíceis de definir), agarra involuntariamente na mão um objecto lá colocado, palra espontaneamente e em resposta.

Sinais de alarme aos 3 meses - O nunca segurar a cabeça, ter os membros sempre tensos, as mãos sempre fechadas, não fixar nem seguir com o olhar um objecto a um palmo, sobressaltar-se ao menor ruído, não sorrir ou chorar e tremer quando se lhe toca, devem ser considerados como sinais de alarme.

Dos 3 aos 6 meses vai segurar bem a cabeça e vai conseguir manter-se sentado desde que apoiado, começa a agarrar voluntariamente um objecto que esteja ao alcance das mãos e estende-as para objectos que lhe sejam apresentados, levando-os à boca, procura alargar o seu campo de visão apoiando-se nos antebraços e depois nas mãos, se estiver de barriga para baixo, ou levantando a cabeça e ombros, quando está de costas, "dobra" o riso e dá gritos de alegria quando se brinca com ele.

Sinais de alarme aos 6 meses - Não segurar a cabeça, membros inferiores rígidos, não olhar nem agarrar os objectos, presença de estrabismo, não palrar nem reagir aos sons, desinteresse pelo ambiente, irritável quando se lhe toca.

Dos 6 aos 9 meses aguenta-se sentado sozinho durante algum tempo, quando é deitado de costas vira-se para se pôr de barriga para baixo, é capaz de rastejar para alcançar um objecto ou uma pessoa, começa a ficar de pé se o segurarmos, passa um objecto de uma mão para a outra e consegue agarrar um objecto em cada mão, consegue também agarrar objectos pequenos entre o polegar e o indicador, leva tudo à boca, diverte-se a atirar as coisas para o chão, vocaliza várias sílabas sem significado verbal, começa a fazer "gracinhas" (palminhas, adeus, esconde o rosto), reconhece os rostos familiares e pode ter medo dos estranhos.

Sinais de alarme aos 9 meses - Não se senta, mantém-se sentado e imóvel sem mudar de posição, não tem preensão palmar, não leva os objectos à boca, estrabismo, não reage a sons, vocaliza de forma monótona ou não vocaliza, não imita, apático.

Dos 9 aos 12 meses é capaz de se pôr de pé sozinho e de andar com ajuda, gatinha, explora o mundo com grande interesse, quer ver tudo, mexer em tudo, procura o objecto que viu esconder, dá pelo nome, compreende uma ordem simples, aprende a pronunciar duas ou três palavras e colabora muito nas brincadeiras com os adultos.

Sinais de alarme aos 12 meses - Não se põe nem se mantém de pé, não se desloca, não pega nos brinquedos ou fá-lo só com uma mão, não responde a sons, desinteresse pelo ambiente.

Dos 12 aos 18 meses a criança anda sozinha e explora a casa e os "arredores", consegue fazer uma torre com dois ou três cubos, olha um livro de bonecos e volta várias páginas de cada vez, pode pronunciar entre cinco a dez palavras e compreende muito mais, manifesta ciúme (gestos de cólera e reacções de rivalidade ao brincar com os irmãos mais velhos).

Sinais de alarme aos 18 meses - Não se põe de pé, anda sempre em bicos de pé, ainda se baba ou leva tudo à boca ou atira tudo ao chão, não responde quando o chamam, não vocaliza espontaneamente, não se interessa pelo ambiente.

Dos 18 meses aos 2 anos corre, sobe e desce degraus com os dois pés no mesmo degrau, dá pontapés, faz uma torre com 6 cubos, é capaz de indicar os olhos, o nariz, os sapatos, associa duas palavras e enriquece o vocabulário, aprende a comer sozinha, começa a ser asseada durante o dia, imita os adultos e manifesta um interesse crescente pelas outras crianças procurando brincar com elas, mas de forma muito pessoal (tira-lhes os brinquedos, por exemplo).

Sinais de alarme aos 2 anos - O não andar, deitar os objectos fora, parecer não compreender o que se lhe diz, não se interessar pelo que o rodeia, não imitar, não pronunciar palavras perceptíveis.

Dos 2 aos 3 anos a criança aprende a saltar, a trepar e pode andar em pé coxinho, consegue pôr três cubos "em ponte", desenvolve muito a linguagem, começa a fazer perguntas, compreende a maior parte do que lhe dizem e começa a brincar verdadeiramente com as outras crianças, percebendo que há um mundo para além do círculo familiar.

Dos 3 aos 4 anos passeia sozinha, é capaz de andar em bicos dos pés, aprende a vestir-se e a despir-se sozinha, geralmente já não molha a cama à noite, reconhece entre duas a três cores, fala de forma compreensível, mas uma linguagem de tipo infantil, sabe o nome, o sexo, a idade e, muitas vezes, a morada, faz muitas perguntas, gosta de ouvir histórias, brinca com as outras crianças e começa a ser capaz de partilhar, manifesta afecto pelos irmãos mais novos e é capaz de executar tarefas simples.

Dos 4 aos 5 anos atira-se, salta, balança-se, sobe e desce escadas alternadamente, desenha a figura humana (cabeça, tronco e membros), fala com clareza, sabe contar os dedos, sabe os dias da semana, consegue reproduzir parte das histórias que ouve, continua a fazer muitas perguntas, protesta energicamente quando contrariada, pode reconhecer quatro cores, pode reconhecer o tamanho, a forma, o grande e o pequeno, interessa-se pelas actividades dos adultos. Nesta idade, uma linguagem incompreensível, problemas de comportamento, hiperactividade, dificuldade de concentração, estrabismo ou suspeita de défice visual devem ser considerados sinais de alarme.

Dos 5 aos 6 anos a criança sabe trepar às árvores, dançar ao som da música, fala correctamente perdendo a linguagem infantil, começa a distinguir a direita e a esquerda, ontem e amanhã, pergunta o significado de palavras abstractas, interessa-se pelas actividades da casa e do bairro, pela idade das pessoas, distingue os sabores, inventa jogos e muda-lhes as regras enquanto joga, detesta a autoridade imposta executando com lentidão as ordens, demonstra interesse por trabalhos simples.

Perante uma suspeita de atraso de desenvolvimento é sempre importante ter em conta que os limites da normalidade são muito amplos e que uma avaliação isolada do comportamento da criança pode ser influenciada por muitos factores. É necessário um acompanhamento da criança, pelos pais, educadores, professores e pelo médico, que permita uma visão dinâmica de todo o processo. Nos casos duvidosos, a reavaliação em prazos considerados razoáveis (3 a 6 meses), muitas vezes não confirma a suspeita do referido atraso. No entanto, é necessário que os atrasos de desenvolvimentos sejam detectados precocemente para que se possa intervir da melhor forma.

Adaptado de artigo de Dra. Elisa Proença Fernandes revisto por Dr José Matos em 28 de Julho de 2009

Comentários

  1. Ambliopia: uma doença séria, pouco conhecida, que pode causar a perda de visão quando não tratada corretamente.
    Ampliopia, ou "olho preguiçoso", é uma deficiência na visão onde um ou os dois olhos não apresentam um amadurecimento normal. Tem que ser detectada e tratada antes dos quatro anos, quando a visão ainda está em pleno desenvolvimento. Se não tratada até os sete anos, são consideradas irreversíveis. A visão fica definitivamente comprometida. A incidência da ambliopia em crianças em idade escolar é de aproximadamente 4%. Um volume assustador considerando o tamanho da população brasileira. As causas mais freqüentes são catarata congênita, a diferença de graus entre os olhos e principalmente o estrabismo.Em muitos casos, a deficiência passa desapercebida pelos pais e pediatras. Isso porque a criança, que sempre enxergou assim, não percebe que só tem um olho “bom”. A parte boa é que o tratamento é simples, com o uso de um tampão ocular. O que realmente preocupa é a desinformação. A solução é que todas as crianças de até quatro anos visitem um oftalmologista, mesmo não havendo nenhuma desconfiança para tal.
    Se a criança está com a visão em ordem, os pais cumpriram com sua obrigação e podem dar a missão como encerada. Mas para os pais que identificaram ambliopia em seus filhos a história continua. E com um grande desafio pela frente. Sendo a utilização de um oclusor ocular o único tratamento, como fazer um pequeno usar - sem tirar -, um desses por seis, oito ou até 12 horas por dia. Durante dois, três, ou mais anos. Isso é um desafio. Principalmente porque os modelos mais antigos, em maior número no mercado, incomodam e até machucam em alguns casos, quando a criança tem que por e tirar esparadrapos diariamente. Além da aparência hospitalar, estimulando brincadeiras negativas por parte de outras crianças.

    Nesse momento o segredo é trabalhar a auto-estima da criança, tornando-a diferente positivamente, possuidora de algo que as outras crianças “achem muito legal”, tenham vontade de ter também. Foi então que Simone Sgarbi, mãe da Camila, seis anos, cuja ampliopia foi detectada há dois, decidiu pesquisar um tampão que sua filha realmente usasse, e com prazer. Atacou em duas frentes: o conforto no uso e como torná-lo divertido. Desenvolveu um tampão feito de borracha macia e que se encaixa nos óculos. E aí passou a fazê-lo nas mais diferentes cores, estampas e motivos. Um para cada dia, um para cada roupa, um para cada humor. Deu certo e a Camila adorou. Não só usa numa boa como até lembra à mãe o horário de colocar.

    Foi assim que a empresa Tô de Olho Tampão nasceu, em conjunto com a sua sócia que é designer Paola Petti Cerveira que desenhou e adaptou novos formatos mais anatômicos ao rosto da criança, tendo sempre um cuidado para que as estampas tenham temas alegres e coloridos.
    Com menos de um ano está fazendo o maior sucesso entre pais e crianças, sem falar nos oftalmologistas e ortoptistas, que encontraram um novo apoio para ajudar nos seus tratamentos. Simone conclui: “O que me importa mesmo é que todos os pais levem seus filhos ao oftalmologista antes dos quatro anos. A chance dos seus filhos terem o problema é real e só assim eles podem descobrir.”.

    site www.todeolhotampao.com.br
    Tel.(11)3021-9299

    ResponderEliminar

Enviar um comentário