Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal

quarta-feira

Friedrich Froebel

Friedrich Wilhelm August Froebel (Oberweißbach, 21 de abril de 1782 — Schweina, 21 de junho de 1852) foi um pedagogo (escola Pestalozzi) alemão.
As suas ideias reformularam a educação. A essência da sua pedagogia são as ideias de actividade e liberdade.
Trabalhou com Pestalozzi e, embora influenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando os seus próprios princípios educacionais. Os seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.

Em 1837 Froebel abriu o primeiro jardim-de-infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança expressar-se-ia através das actividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral associar-se-ia à natureza e à vida.
Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas:
- Infância
- Meninice
- Puberdade
- Mocidade
- Maturidade

Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava, portanto, a gradação e a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases de crescimento. Enfim, a educação da infância realiza-se através de três tipos de operações:
- Acção,
- Jogo
- Trabalho.

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a actividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas.
Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem : blocos de construção que eram utilizados pelas crianças nas suas actividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem.
O desenho e as actividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes.
Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo.
Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contacto com a natureza.

Froebel afirma na sua obra que "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição actual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal" (in "A educação do homem", 1826).

Esse conceito de parte-todo foi um dos mais bem desenvolvidos por Froebel. Cada objeto é parte de algo mais geral e é também uma unidade, se for considerado em relação a si mesmo. No campo das relações humanas, o indivíduo é, para ele, uma unidade, quando considerado em si mesmo, mas mantém uma relação com o todo, isto é, incorpora-se a outros homens para atingir certos objectivos.

Principais concepções educacionais
- A educação deve basear-se na evolução natural das actividades da criança.
- O objectivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.
- O verdadeiro desenvolvimento advém de actividades espontâneas.
- Na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.
- Os currículos das escolas devem basear-se nas actividades e interesses de cada fase da vida da criança.

A sua proposta pode ser caracterizada como um "currículo por actividades", no qual o carácter lúdico é o factor determinante da aprendizagem das crianças. Entende a educação como suporte no processo de apropriação do mundo pelo homem, é um modelo de educação esférica, onde os alunos aprendem em contacto com o real, com as coisas à sua volta, com os objectos de aprendizagem. A Matemática só é entendida quando o sujeito for capaz de estruturar a realidade.

Uma das melhores ideias com que Froebel contribuiu para a Pedagogia moderna foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo. O homem é uma força auto-geradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior.

Outro acerto de Froebel foi o de não esquecer as diferentes etapas que marcam a evolução do homem, especialmente a infância. A sua doutrina pedagógica, em síntese, consiste basicamente na actividade e na liberdade; o homem deve aprender a trabalhar e a produzir manifestando sua actividade em obras exteriores.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário