Memória

Inerente aos processos de aprendizagem está a memória. Só a memória nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente à situação presente e nos proporcionar a possibilidade de projectar o futuro. É a memória que assegura a nossa identidade social.

A memória é um processo cognitivo que consiste na retenção e evocação das informações, conhecimentos, acontecimentos e experiências. A memória envolve um conjunto de processos:
-Codificação: preparação das informações sensoriais para serem armazenadas no cérebro.
-Armazenamento: a informação é conservada por períodos mais ou menos longos, para poder ser utilizada quando necessário.
-Recuperação: Quando precisamos, procuramos recuperar e/ou actualizar a informação armazenada, para utilizar na experiência presente.

Tipos de Memória
São os nossos receptores sensoriais que captam as informações do meio. Estes dados são codificados e retidos por um período de tempo que pode variar entre escassos segundos ou uma vida inteira. Consoante as formas de armazenamento da informação, distinguem-se três tipos de memória:
-memória sensorial: a informação que recebemos pelos sentidos (audição, visão, tacto, olfacto e sabor) é armazenada durante fracções de segundo;
-memória a curto prazo: designa o armazenamento de informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar a memoria a longo prazo;
-memória a longo prazo: permite conservar dados durante horas, meses ou toda a vida.

A relação esquecimento-memória
Geralmente, associa-se o termo esquecimento a um valor negativo, sendo muitas vezes considerado uma falha de memória. Contudo, o esquecimento é essencial, porque é a partir do esquecimento que continuamos a reter informações adquiridas. É impossível conservar todos os materiais que armazenamos, portanto o esquecimento tem uma função selectiva e adaptativa: afasta a informação que já não é útil, para podermos adquirir novos conteúdos.

Comentários