Treino da inteligência

O que é a inteligência?
Apesar das definições não serem consensuais, podemos considerar que a inteligência é o conjunto de instrumentos cognitivos que usamos para resolver problemas.

Funções cognitivas
Quando um indivíduo está perante um problema do dia-a-dia, da escola ou outro qualquer faz uso de determinadas aptidões de input para recolher informação, de seguida outras funções para elaborar e organizar a informação e ainda de outras para expor a informação (output).

Deste modo, dificuldades na manipulação de algumas destas funções cognitivas, em algumas destas etapas, levam a que o problema seja resolvido de forma desadaptada.

Quando, no dia-a-dia dizemos que alguém é inteligente estamos a dizer que as funções cognitivas requisitadas para resolver esse problema estão optimizadas.

A inteligência treina-se?
Sim. É possível identificar a que nível se encontram as várias funções cognitivas e expor o indivíduo a tarefas que lhe permitem desenvolver essas funções cognitivas. O resultado é o treino da inteligência.

Para quem?
O treino cognitivo é útil para indivíduos com perturbações do desenvolvimento que afectam a inteligência.
Mesmo em indivíduos sem dificuldades nas suas tarefas do dia-a-dia o treino cognitivo é importante, pois permite desenvolver a inteligência – um dos principais instrumentos do Homem.

in EuSei

Comentários